sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O que é?

''Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa"découpage" (existe controvérsia) significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira,metal, vidro e tecido.''

   A Decupagem  é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão,madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro,velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas.
   As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas,guardanapos, adesivos e decalques. Os papéis mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Os papéis produzidos no Brasil têm textura diferente dos importados. Os papéis brasileiros apresentam figuras muito bem elaboradas, alguns assinados por artistas de renome. A Soliarte revende os papéis Daiara, Déia & Fabi, Pintando e Bordando e Toke & Crie. As figuras pré-recortadas importadas são lindas. 
   Existem dois períodos na prática da decupagem. No primeiro período os produtores de peças em Decupagem tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da decupagem onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.

Exemplos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário